Monday, October 23, 2006

Terapia Ocupacional

Como já comentei no primeiro post, muitos assuntos serão relacionados á Terapia Ocupacional. Coloco abaixo a definição da OMS, já que a profissão não é muito conhecida apesar de sua extrema importância na área de reabilitação:

“Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.”

Área de Atuação do Terapeuta Ocupacional

O profissional de Terapia Ocupacional pode atuar nas áreas mais diversas:
· Educação: elabora programas terapêuticos para crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem.
· Geriatria: auxilia a readaptação de idosos que perderam os movimentos devido á problemas nas articulações ou de doenças como AVCs e no processo de envelhecimento como reabilitação cognitiva.
· Psiquiatria: trabalha na sociabilização de pacientes com doença mental.
· Reabilitação profissional: desenvolve programas terapêuticos em instituições públicas e privadas para recuperar e reintegrar funcionários acidentados no trabalho ou por lesões por esforços repetitivos.
· Reabilitação física: auxilia na adaptação de pessoas com deficiência física nas atividades de vida diária. Auxilia no uso de próteses e órteses.
· Reintegração Social: atua na recuperação de dependentes químicos
· Trabalha em instituições de apoio e portadores de HIV
· Nas alterações neurológicas infantis: tem como objetivos identificar as alterações motoras, sensoriais e cognitivas a fim de trabalhar atividades que facilitem o exercício das habilidades necessárias para a inclusão social; e facilitando o desenvolvimento do comportamento ocupacional que engloba os papéis ocupacionais.

O que nos interessa aqui, da Terapia Ocupacional, é a área de reabilitação cognitiva e aprendizagem. Aprofundarei o assunto futuramente.
Até mais!

3 Comments:

Blogger alvestoteles said...

Estou aguardando aprofundamentos. ;)

24/10/06 9:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bom adorei o blog,além de tirar dúvidas q eu tinha fez eu gostar mais ainda do assunto...

vlwwww t+

19/1/07 7:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei dos assuntos abordados no blog. Espero ansiosamente pelo desenvolvimento dos temas Reabilitação Cognitiva em Terapia Ocupacional.

7/2/07 8:12 AM  

Post a Comment

<< Home